Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folhas Soltas

Folhas Soltas

Abraçar o inverno

Novembro 07, 2018

Laura Correia

inverno.jpg

 

Todos sabemos que, com a chegada do inverno, apetece ficar em casa deitadinhos na cama a ver televisão ou a ler um livro, com uma manta super quente e uma chávena de chocolate quente. Mas o inverno não tem de ser só isso: podemos aproveitá-lo de diferentes formas e fazer as mesmas coisas que fazemos no verão: sair com os amigos e passear.

As gripes, constipações e alergias são muito comuns nesta época, pois a nossa imunidade tem uma quebra. É necessário prevenir, mas sem nos privarmos de atividades que nos dão prazer. Devemos manter-nos saudáveis e ativos mesmo em temperaturas baixas.

Primeiro, esqueçam os aquecedores ligados durante muito tempo e a altas temperaturas. Temperaturas acima dos 20 graus fragilizam-nos a garganta e o nariz, para não falar do choque térmico que pode causar ao mudarmos de divisão ou até mesmo ao sair à rua. Utilizem roupa leve, que permita ao vosso corpo adaptar-se às temperaturas exteriores e interiores. Por exemplo, eu costumo vestir um casaco mais quente para a rua, mas, no trabalho, tenho sempre uma roupa mais fresca por baixo. Assim, evito ficar demasiado quente quando tenho que sair. O exercício físico deve ser praticado tanto no verão como no inverno. É a forma mais económica e saudável de nos mantermos quentes!

As refeições e bebidas quentes apetecem tanto com a chegada do frio. Por isso, sopas, chá e outras bebidas quentes são bem-vindas, mas mantenham-se afastados do açúcar e da gordura. Evitem tomar duche com água muito quente. Apesar de saberem bem, principalmente de apanharmos chuva, tornam a pele mais seca e fragilizada.

Quando está a chover, muitas pessoas querem passear, mas, claro está, é complicado com a chuva, não é? E qual é o primeiro lugar que se lhes ocorre? O centro comercial. Eu evito sempre nestas alturas ir para o centro comercial quando está a chover, pois há sempre muita concentração de pessoas e, consequentemente, muita propagação de gripes e constipações. Nestas alturas, opto por ir para um café ou um bar aqui perto da minha casa. É uma forma de reunir com os amigos sem ter aquela confusão característica dos centros comerciais. 

Devemos manter a nossa casa arejada, tanto no verão como no inverno, para permitir a circulação de ar. Mantenham-se hidratados, a água é sempre essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Se forem conduzir, tenham em atenção: o estado dos pneus, a visibilidade e se têm os faróis todos a funcionar (principalmente para dias de chuva).

Aproveitem o frio!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D